A educação financeira é uma das grandes paixões de Joel Pontin, professor aposentado que atuou por mais de 35 anos em escolas públicas e particulares, além de ser mestre e doutor em Química Ambiental pela USP.

“Sua Excelência, a escola!” é o livro mais recente de Pontin, que também é coautor de várias obras ligados a ecologia e química, como “Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação”, indicado como referência na Rio+20 e com mais de 20 edições consecutivas.

O conhecimento e as experiências acumuladas durante tantos anos em todas essas frentes resultaram em 2021 no livro “Sua Excelência, a escola!”, aprovado no PNLD literário. A obra conta a história dos alunos da escola Martin Luther King, que precisam juntar dinheiro para fazer sua viagem de formatura ao Pantanal e Bonito. Esse Projeto Formatura envolve arrecadação e investimento de recursos, controle de fluxos por meio de planilhas e muito planejamento.

Joel Pontin materializa no livro o conceito de subsunçor da teoria da aprendizagem significativa proposta por David Paul Ausubel. Na obra, fica evidente como a educação financeira, concebida como subsunçora, interage e acolhe diversos outros conhecimentos, mesmo aqueles aparentemente desconexos. Assim os novos saberes ampliam e ressignificam os conhecimentos já existentes.

Também é coautor do material didático de Química do Cursinho da Poli, onde coordenou a produção da Coleção Saberes, além da criação e aplicação da disciplina Aprender a Conhecer, especializada para quem pretende prestar o ENEM.

Hoje realiza palestras sobre temas relacionados a educação, questões ambientais e mercado financeiro, assunto que estuda e acompanha com afinco há mais de 20 anos. O interesse pela economia surgiu em 2001, quando o primeiro filho, Francisco, estava para nascer e Joel se preocupou em manter as finanças domésticas em dia para lhe garantir uma ótima educação. Hoje Francisco estuda Filosofia na Unicamp e sua irmã, Alissa, segunda filha de Joel, faz Matemática na USP.

Entre os hobbies prediletos de Joel está o de trabalhar a terra para o desenvolvimento de alguns cultivares, especialmente aqueles ligados a hortaliças. Também gosta muito de reunir a família e os amigos para saborear um churrasco, ouvir boas músicas e conversar sobre temas polêmicos.