Qual é o papel da escola hoje? Como ela pode se tornar mais sedutora aos seus alunos? Como o estratégico componente curricular idealizado no novo Ensino Médio, intitulado Projeto de Vida de cada estudante, pode ser realmente viabilizado no ambiente escolar? Estes projetos de fato vão ser efetivos no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico dos estudantes?

Todas essas inquietações do atual panorama escolar são trabalhadas neste site, que tem a missão de sugerir instrumentos para a construção de uma escola mais proativa.

Os mapas conceituais e a educação financeira têm o condão de ajudar a promover uma grande revitalização deste ambiente. Enfatizo que a educação financeira deve ser tratada como subsunçora dos conteúdos escolares trabalhados no ambiente escolar. Isso significa que ela pode estar presente em todas disciplinas.

Neste ambiente, os mapas conceituais se tornam muito mais do que uma mera ferramenta. Alcançam o status de linguagem, de metodologia, de investigação e de prospecção, que, aliadas à Teoria da Aprendizagem Significativa, promovem uma catálise na dinâmica e no processo de aprendizagem daqueles estudantes que têm adormecida a vontade da autonomia.

Não estou preconizando que estas práticas e aplicações se constituam soluções mágicas e rápidas para alavancar os baixos indicadores da educação brasileira. Mas não tenho dúvida que cumprem a importante missão de se apresentar como uma terapêutica para esta paciente chamado Educação.

Mapas conceituais

Consulte nossa biblioteca de mapas conceituais para descobrir conexões entre saberes e identificar relações que ainda não foram identificadas. Você também pode enriquecer nossa biblioteca, enviando seu mapa conceitual para contato@joelpontin.com.br. Não se esqueça de informar seu nome e sobrenome junto ao mapa.