
ESG
Mais do que uma sigla, cuja tradução literal é Governança ambiental, social e corporativa, ESG refere-se a uma tendência mundial de avaliar qual o grau de engajamento de uma determinada corporação com práticas relacionadas à sustentabilidade.
No universo coorporativo, esta sigla ressignificou o conceito de sustentabilidade, tornando uma espécie de indicador que mede o impacto das ações de sustentabilidade nos resultados das empresas.
Qual a motivação das empresas no ESG ?
Ao que tudo indica, a geração de valores perenes para todos os atores ligados a uma empresa é uma tendência universal e crescente, que captura a simpatia de outros atores influenciadores e consumidores.
Dito de outra forma, estas empresas pretensamente acreditam que o negócio de fato só será bom para a empresa se, de fato, for bom para o consumidor e por extensão para a sociedade como um todo. Acreditam que estas práticas com seus chamados stakeholders fortalecem estes vínculos e, como consequência, reduzem riscos e qualificam seus produtos e serviços. Este capitalismo moderno é denominado Capitalismo de stakeholders, que, em bom português, poderia ser chamado de capitalismo de partes interessadas.
