
Mapas conceituais
Os mapas conceituais foram idealizados por Joseph Novak na década de 1970 para acompanhar a dinâmica do desenvolvimento de crianças do correspondente Ensino Fundamental. Como os pressupostos teóricos eram os da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, os mapas tinham origem nos conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do estudante.
Ressalto que, desde sua concepção até a modernidade, as aplicações dos MCs se multiplicaram expressivamente e, com o advento de tecnologias cibernéticas, transbordaram para todas as todas as áreas, faixas etárias e mais recentemente passaram a fazer parte do cotidiano de corporações com vistas a otimizar fluxos, trabalhos colaborativos e identificação de potencialidades de parcerias.
Se você nunca usou mapas conceituais em seus estudos, trabalho ou até mesmo na rotina diária de sua casa e família, não sabe o que está perdendo. Se você já usa, sabe bem o quanto esta poderosa ferramenta poderá ajudar quem ainda não a conhece. Por isto convidamos você a nos ajudar a difundir esta ferramenta enriquecendo a biblioteca do site.
Tudo poderá ser tornar ainda mais interessante, atrativo e eficiente se tal ferramenta for usada no ambiente escolar para identificar e relacionar aqueles saberes significativos com os temas em desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento.
No livro "Sua Excelência, a escola!", aprovado no PNLD literário de 2021, você poderá acompanhar o desenvolvimento da trama através de mapas que vão se transformando, incorporando novas relações para chegar ao final e compor um quadro simbólico de uma intervenção no espaço urbano como resultado de um transbordo dos muros escolares.
Consulte abaixo os mapas disponíveis. Você poderá visualizá-los ou mesmo baixá-los gratuitamente. Se quiser, poderá nos enviar seu mapa para hospedarmos nesta biblioteca, pelo que agradecemos antecipadamente.

Ei, professor(a),
Envie seu mapa conceitual e nos ajude a enriquecer nossa biblioteca de mapas!Não esqueça de mandar também seu nome completo junto ao mapa.







